Dica nº 1 para começares a escrever

Patricia Morais
2 min readSep 16, 2013

Quando o meu irmão decidiu começar a fazer desporto a sério — tipo, mesmo a sério — decidiu tirar alguns vídeos de motivação atlética da internet. A sua ideia era ouvi-los, enquanto treinava para se manter motivado.

Ele mostrou-me alguns, mas não me lembro de todos. Mas uma das frases que me ficou mesmo na cabeça foi a seguinte: “You say you’re not good at math? That’s because you’ve never studied! You say you can’t write? That’s because you’ve never written before!”

Para quem não entende inglês:“Dizes que não és bom a matemática? Isso é porque nunca estudaste! Dizes que não sabes escrever? Isso é porque nunca escrevestes antes.”

E, isso é tão verdade! O que me fez lembrar de algo que li no blog de Veronica Roth, que não pertence mesmo ao blog dela, mas sim ao Macklemore:

“The greats weren’t great because at birth they could paint/ The greats were great ’cause they painted a lot”

Tradução: “Os grandes não eram grandes porque à nascença sabiam pintar/ Os grandes eram grandes porque pintavam muito”.

E acontece o mesmo com a escrita. Nunca saberás se és bom a escrever se nunca tentares.

Qual é a dica nº 1 para começares a escrever?

Cria o hábito de escrever.

Eu não me lembro da quantidade de pessoas que, depois de lhes dizer que estou a escrever um livro, ou quando lhes digo quantos livros tenho publicados, me dizem: “A sério? Eu também gostava de escrever um livro. Talvez um dia.”

Não! Se dizes talvez um dia, há uma grande probabilidade de nunca o fazeres. Tens de começar agora.

Antes de começar o meu primeiro livro (que acabou por ser publicado), escrevi pelo menos 4 contos (que me lembre), um rascunho (que nunca tentei publicar nem irei), e comecei dois manuscritos (que nunca terminei). Tudo isto antes de chegar aos 20 anos. Agora tenho 28 e já publiquei 3 livros com uma editora, fui convidada a publicar um conto numa antologia e publiquei 1 novela pela Amazon. Também publiquei outros contos em vários sites e tenho 1 rascunho a ser terminado.

Não há idade perfeita para começar, mas altura ideal nunca será o amanhã.

Precisas de acumular experiência, para quando a ideia fantástica te surgir já poderes ter as ferramentas para escrever um livro que possa ser publicado. Portanto começa a escrever. Seja ideias, cenas soltas, o princípio ou o fim da história, mas o importante é começar e criar o hábito.

Originally published at http://patricia-morais.com on September 16, 2013.

--

--

Patricia Morais

Published author and aspiring human rights activist. Founder of Portuguese Writers Society (SEP)… and I know Kung-Fu! www.patricia-morais.com